Benefícios

Química para o ENCCEJA

ENCCEJA

R$ 49,90

Curso preparatório focado no conteúdo de Física na modalidade online para o ENCCEJA

As vídeos aulas estão sendo gravadas em estúdio e distribuídas conforme a necessidade de cada disciplina.

Cada vídeo aula tem em média 15 min de duração

Período de acesso: 10 meses





  • Categoria:Preparatórios para provas
  • Categoria Geral:Concurso Público
Grupo Forma Mais

Grupo Forma Mais

Idealizado por educadores, o Grupo Forma Mais foi fundado em 2010 com o propósito de oferecer educação de excelência em todos os níveis, contribuindo com a profissionalização de oportunidades e democratizando o acesso a todos, em especial, àqueles excluídos do processo educacional. Focado na modalidade de ensino interativo, o Grupo Forma Mais foi uma das instituições pioneiras no desenvolvimento de modernas técnicas de aprendizagem, integrando aluno e sistema. O Grupo Forma Mais, ao longo de sua trajetória, tem transmitido conhecimentos, capacitando cidadãos para o trabalho e tornando realidade o sonho de milhares de pessoas.

Prof. Guilherme

a. Matéria e Substância: propriedades gerais e específicas; estados físicos da matéria e suas características; caracterização e propriedades; diagrama de mudança de estados físicos; misturas e tipos de misturas; processos de separação de misturas; sistemas; fases e separação de fases; substâncias simples e compostas; substâncias puras; transformações da matéria; unidades de matéria; energia e meio ambiente; grandezas e unidades de medida; massa; volume; temperatura; pressão; densidade.
transformações da matéria
b. Estrutura Atômica Moderna: introdução à Química;teorias atômicas; elementos químicos; o átomo e as principais partículas do átomo; núcleo do átomo; número atômico e número de massa; íons; isóbaros; isótonos; isótopos e isoeletrônicos; configuração eletrônica; eletrosfera diagrama de Pauling; regra de Hund (Princípio de exclusão de Pauli) e números quânticos; leis ponderais.
evolução dos modelos atômicos;
história da Química
c. Classificações Periódicas: histórico da classificação periódica; tabela periódica; organização da tabela periódica; elementos quími cos; grupos; famílias e períodos da tabela periódica; propriedades periódicas; raio atômico; energia de ionização; afinidade eletrônica; eletropositividade e eletronegatividade; reatividade; classificação e propriedades dos elementos.
d. Ligações Químicas: tipos de ligações químicas; ligações iônicas; ligações covalentes; ligações metálicas; fórmulas estruturais; reatividade dos metais; propriedades das substâncias moleculares, iônicas e metálicas; estrutura das substâncias moleculares, iônicas e metálica.
e. Características dos Compostos Iônicos e Moleculares: geometria molecular: polaridade das moléculas; forças intermoleculares; número de oxidação; polaridade e solubilidade; estado físico e ligações intermoleculares; temperaturas de fusão e ebulição; relação entre polaridade e propriedades físico químicas.
f. Funções Inorgânicas: ácidos; bases; sais e óxidos; nomenclaturas; reações; propriedades; formulação e classificação; definições e conceitos teóricos; efeitos ambientais.
g. Reações Químicas: tipos de reações químicas; oxidorredução; equações químicas, previsão e condições de ocorrência das reações químicas; balanceamento de equações químicas; balanceamento de equações pelo método da tentativa; balanceamento de equações pelo método de oxirredução; balanceamento de equações pelo método íon elétron; classificação de reações químicas.
h. Grandezas Químicas: relações de massa; outras relações químicas; massas atômicas e moleculares; massa molar; mol e quantidade de matéria; volume molar; constante e número de Avogadro; determinação da quantidade de matéria.
i. Estequiometria: tipos de fórmulas; aspectos quantitativos das reações químicas; leis ponderais; leis ipos de fórmulas; aspectos quantitativos das reações químicas; leis ponderais; leis volumétricas; cálculos estequiométricos; reagente limitante de uma reação e leis químicas; reaçvolumétricas; cálculos estequiométricos; reagente limitante de uma reação e leis químicas; reações com ões com substâncias impuras; rendimento de reação. substâncias impuras; rendimento de reação.
j. Gases: características gerais dos gases; teoria cinética dos gases; variáveis de estado dos gases; características gerais dos gases; teoria cinética dos gases; variáveis de estado dos gases; transformações gasosas; equação geral dos gases ideais; leis de Boyle e de Gaytransformações gasosas; equação geral dos gases ideais; leis de Boyle e de Gay--Lussac: equação de Lussac: equação de ClapClapeyron; quantidade de matéria equação de estado; princípio de Avogadro e energia cinética média; eyron; quantidade de matéria equação de estado; princípio de Avogadro e energia cinética média; misturas gasosas; pressão parcial, volume parcial e lei de Dalton; difusão gasosa; noções de gases reais e misturas gasosas; pressão parcial, volume parcial e lei de Dalton; difusão gasosa; noções de gases reais e liquefação; densidade dos gases. liquefação; densidade dos gases.
k. Termoquímica: poder calorífico; cálculo de calores de reações; reações endotérmicas e exotérmicas; dercalorífico; cálculo de calores de reações; reações endotérmicas e exotérmicas; relação entre matéria e calor; entre matéria e calor; entalpia e tipos de entalpia; Lei de Hess; determinação da variação de entalpia (ΔH); representações gráficas em termoquímica; equações termoquímicas; calor ou entalpia em reações químicas; cálculos envolvendo entalpia; variação de calor nas mudanças de estado; energia de ligação; químicas; cálculos com energia de ligação; entropia; energia livre.
l. Cinética: velocidade das reações; teoria da colisão; velocidade das reações; condições para ocorrência de reações; tipos de velocidade de reação; fatores que afetam a velocidade das reações; cálculos envolvendo velocidade da velocidade de reação; fatores que afetam a velocidade das reações; cálculos envolvendo velocidade da reação; lei da velocidade de reações.
m. Soluções: definição e classificação das soluções; tipos de soluções definição e classificação das soluções; tipos de soluções; solubilidade; curvas de solubilidade; ;aspectos quantitativos das soluções; concentração comum; concentração molar ou molaridade; normalidade; molalidade; fração molar; título; densidade; relação entre essas grandezas: diluição; misturas de soluções; análise volumétrica (titulometria). isevolumétrica (titulometria).
n. Equilíbrio Químico: sistemas em equilíbrio; reações reversíveis; constantes de equilíbrio; cálculo da sistemas em equilíbrio; cálculo da constante de equilíbrio; quociente de reação; deslocamento de equilíbrios; princípio de Le Chatelier; equilíbrios iôniequilíbrios iônicos; constantes de ionização; lei da diluição de Ostwald; grau de equilíbrio; grau de ionização; efeito do íon comum; hidrólise; hidrólise dos sais; equilíbrios iônicos na água; produto iônico da água; pH e pOH; produto de solubilidade; efeito do íon comum reações envolvendo gases; equilíbrios em líquidos; soluções ácidas e básicas; acidez e basicidade em soluções; constantes de gases; catalisadores; indicadores;
o. Eletroquímica: número de oxidação (NOx); cálculo e determina número de oxidação (NOx); conceito de ânodo; cátodo e polaridade dos eletrodos; processos de oxidação e redução; equacionamento; agentes redutores e oxidantes; identificação das espécies redutoras e oxidantes; aplicação da tabela de potenciais identificação das espécies redutoras e oxidantes; aplicação da tabela de potenciais--padrão; células galvânicas: padrão; células galvânicas: pilhas e baterias; montagem de pilhas; potencial de pilhas; cálculos de voltagem de pilhas; espontaneidade pilhas e baterias; espontaneidade de reações; equação de Nernst; corrosão; métodos protetivos; revestimentos; eletrólise; células eletrolítica; de reações; aspectos quantitativos da eletrólise; eletrólise com eletrodos ativos e inertes; tipos de eletrólises; leis de eletrólise com eletrodos ativos e inertes; tipos de eletrólises; leis de Faraday; obtenção de metais. Faraday; obtenção de metais.
p. Radioatividade: origem e propriedade das principais radiações; leis da radioatividade; detecção das radiações; séries radioativas; cinética das radiações e constantes radioativas; transmutações de elementos naturais; fissão e fusão nuclear; uso de isótopos radioativos; efeitos das radiações.
q. Princípios da Química Orgânica: conceitos; propriedades fundamentais do átomo de carbono; conceitos; tetravalência do catetravalência do carbono; compostos orgânicos; ligações em compostos orgânicos; tipos de fórmulas; fórmulas estruturais; séries homólogas; hibridização de orbitais; análise orgânica elementar; determinação de fórmulas moleculares; formação; nomenclaturas de compostos orgânicos; cadeias carbônicas e ligações; classificações de compostos orgânicos; todas as do carbono, classificação das cadeias carbônicas e organometálicos; compostos cíclicos, aromáticos e alifáalifáticos; compostos de funções mistas; reconhecimento de função orgânica; propriedades físicas e ticos; compostos de funções mistas; reconhecimento de função orgânica; propriedades físicas e químicas de compostos orgânicos; todas as reações orgânicas; grupos orgânicos substituintes e radicais; químicas de compostos orgânicos; todas as reações orgânicas; grupos orgânicos substituintes e radicais; dirigência de grupos substituintes; efeitos eletrônicos; idirigência de grupos substituintes; efeitos eletrônicos; isomerias de compostos orgânicos; cisão de ligações somerias de compostos orgânicos; cisão de ligações químicas; polímeros e reações de polimerização; métodos de obtenção de compostos orgânicos; químicas; polímeros e reações de polimerização; métodos de obtenção de compostos orgânicos; biomoléculas; fontes e usos de compostos orgânicos; petróleo e derivados; biocombustíveis. biomoléculas; fontes e usos de compostos orgânicos; petróleo e derivados; biocombustíveis
r. Propriedades Coligativas:ativas: influência da propriedades físicas das substâncias; pressão de vapor, influência da temperatura; temperatura de fusão e ebulição; tonoscopia; ebulioscopia; crioscopia; osmose; pressão osmótica; osmose reversa.osmótica; osmose reversa.

Sem avaliações


Mais Cursos

Informações
Informações
Grupo Forma Mais
R$ 0,00
R$ 0,00
Matemática Para O Encceja
Matemática Para O Encceja
Grupo Forma Mais
R$ 200,00
R$ 49,90
ENCCEJA
Português Para O Encceja
Português Para O Encceja
Grupo Forma Mais
R$ 200,00
R$ 49,90
ENCCEJA
História Para O Encceja
História Para O Encceja
Grupo Forma Mais
R$ 200,00
R$ 49,90
ENCCEJA
Geografia Para O Encceja
Geografia Para O Encceja
Grupo Forma Mais
R$ 200,00
R$ 49,90
ENCCEJA
Física Para O Encceja
Física Para O Encceja
Grupo Forma Mais
R$ 200,00
R$ 49,90
ENCCEJA